FENAM participa do 51º Congresso Nacional da ANMR

A Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), realizou no sábado (18),  o 51º Congresso Nacional, no Rio de Janeiro (RJ). O evento contou com o apoio da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), e com a participação de outras entidades médicas de todo o país, que debateram temas atuais sobre o trabalho médico. Além disso, também foram abordados assuntos como, empreendedorismo em saúde e marketing na medicina.
O presidente FENAM, Dr. Jorge Darze, e o diretor de Formação Profissional e Residência Médica, Dr. José Antônio Romano, participaram do evento e compartilharam suas ideias e experiências.

Darze participou da mesa de abertura e destacou a necessidade da luta pela preservação e defesa da residência médica no Brasil. "A residência médica é uma conquista dos médicos que lutaram pela criação de um curso de pós-graduação financiado pelo Estado brasileiro, ou seja, é o dinheiro público sendo investido na capacitação e especialização dos médicos para que possam se garantir no mercado de trabalho e garantir atendimento à população", disse.

Darze lembrou ainda que o Programa de Residência Médica é patrimônio da população brasileira, e que por isso precisa ser preservado. "Lutamos para que a crise na Saúde brasileira não atinja este projeto e que ele não seja comprometido influenciando na formação desses residentes. O sistema funcionando de maneira adequada, a população é melhor assistida", finalizou.

Romano destacou a relação da FENAM com a ANMR: "A nossa FENAM, que tem 40 anos, é uma entidade co-irmã da ANMR. A FENAM sempre esteve presente em todas as lutas, em todas as greves, em toda essa organização da residência médica. Nós estamos na Comissão Nacional de Residência Médica junto com a ANMR desde o início, desde quando foi fundada a comissão nacional através de decreto presidencial. Então, para nós, é com muita satisfação que a gente fez parte desses 50 anos da ANMR."

ANMR realizou também as inscrições para a eleição do núcleo executivo. A previsão é que o resultado saia no próximo fim de semana. Para saber mais acesse: http://anmr.org.br/