Presidente da FENAM participa de assembleia em Teresópolis (RJ)

O presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Dr. Jorge Darze, participou de assembleia geral dos médicos servidores do Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), no município de Teresópolis (RJ), nesse sábado (6).

Dentre os pontos abordados na assembleia, destaca-se para a proposta apresentada pelo Unifeso para a correção das perdas salariais, pagamento de consultas dos planos de saúde e adicional noturno.

Os médicos decidiram que o percentual pago sobre a consulta médica seja de 50%, sem desconto de qualquer natureza.  No entanto, atualmente, o que está em vigor é o pagamento de 70% do valor da consulta paga pelas operadoras de planos de saúde.  Portanto, a proposta feita pelo Unifeso, representa uma redução drástica. De acordo com os profissionais, a proposta de 50% demonstra o bom senso dos médicos, em dividir esse valor excedido, abrindo mão de um percentual que já fazia parte de suas remunerações.

Com relação ao recebimento das consultas pagas com cartões de crédito ou débito, ficou decidido que este valor será pago imediatamente após o repasse pelas operadoras para a instituição.

Foi aprovado ainda o pagamento do adicional noturno, sendo retroativos dos últimos cinco anos, e que se inicie o pagamento imediatamente.

Na ocasião, os presentes reconheceram que o desconto de 13.68%, sobre o valor dos repasses referentes às consultas dos planos de saúde, é indevido.  Por isso, foi solicitada a devolução desse percentual dos últimos cinco anos, devendo esse desconto ser suspenso imediatamente dos novos repasses.

Os médicos também ratificaram o que já vem sendo reivindicado: a readmissão das doutoras Clarissa Rippel B. Guita e Silvia Araújo de Assis Mascarenhas Rezende, por considerarem arbitrárias as demissões.  As médicas gozam de imunidade sindical, pois foram eleitas em assembleia geral para cumprir os mandatos de delegadas sindicais da FENAM.